segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PASSOS PARA O ESTUDO DA BÍBLIA




“Achada as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos”. Jeremias 15:16
“Muitos que afirmam crer na Bíblia de uma capa a outra, na verdade nunca a leram de uma capa a outra.” Rick Warren

A Bíblia sempre foi o livro mais amado e odiado em todos os tempos. Nenhum foi mais traduzido, vendido e referenciado. E nenhum foi tão odiado, debochado e desacreditado. Houve tempo em que seus exemplares eram raros e estes escondidos e acorrentados. Hoje existem Bíblias de todas as cores, tamanhos, versões e estilos. Há Bíblias para todos os gostos!

No entanto, temo que mesmo com milhões e milhões de Bíblias espalhadas por todo o mundo, ainda assim, as pessoas não a estejam lendo.
Com certeza você tem acesso a alguma Bíblia, mas pergunto: Quantas vezes por dia você a lê? Quanto tempo passa com a Bíblia aberta diante dos seus olhos e coração?

O tempo que passamos ao lado das Sagradas Escrituras diz muito sobre nossas prioridades e sobre quem somos.

A Bíblia deve ser:

Lida
Ouvida
Estudada
Memorizada
Partilhada

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

Enquanto a Bíblia não for de fato o livro dos livros no nosso coração, não operará as transformações de caráter que todos precisamos. Não seremos semelhantes a Jesus e não refletiremos o céu na terra!

Para que a Bíblia faça a diferença real na nossa vida são necessários alguns passos importantes:

1º Passo: Tempo e Lugar

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmo 1:1 e 2.

Todas as vezes que você pensar em ler a Bíblia, precisa dessas duas palavras: TEMPO e LUGAR. É claro que podemos aproveitar qualquer tempinho livre e lermos a Bíblia em qualquer lugar. Mas se quisermos de fato ter comunhão com Jesus e com o céu, precisamos de planejamento.
Definirmos um lugar agradável e silencioso que propicie comunhão para ouvir Deus falando através das linhas sagradas é fundamental. A mesma coisa diríamos sobre o tempo, precisamos dele para absorver racional, emocional e espiritualmente as orientações divinas.

Um grande engano pregado “a todo pulmão” em muitos lugares é que melhor ler dois versos da Bíblia com meditação e oração do que dois capítulos sem a devida concentração. A verdade é que os dois modelos  são falsos. Devemos ler com qualidade, mas também com quantidade de tempo. Não podemos formar a geração dos “dois bons minutos com Jesus”. Precisamos passar bastante tempo com qualidade ao lado das Sagradas Escrituras, por isso a importância do tempo e lugar.

2º Passo: Pré disposição Mental

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”  1 Coríntios 2:14

Temos que ter sempre em mente que a Bíblia é um livro normativo. Dentro dela existem regras, leis, conselhos e orientações divinas. Assim a única resposta aceitável diante das exortações bíblicas é nossa total obediência.  A Bíblia sempre será um livro transformador de pessoas. É impossível ficar indiferente a ela. Ou a amamos ou a desprezamos.

Desta forma, ao ler a Bíblia, ore antes de qualquer coisa. Peça que Deus lhe ajude a compreender as Escrituras, depois que ela seja internalizada em sua mente e coração. Coloque-se em posição humilde de aprendizagem e deixe-se moldar pelas orientações divinas. Experimente colocar em prática o que aprender, para viver os planos de Deus na sua vida!

3º Passo: Interpretação

“Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali…” Isaías 28:13

Todo estudo sério precisa ser sistematizado. Não podemos ler o Livro do Céu de qualquer jeito. É importante lembrar que a Bíblia se auto explica. Assim, leia o verso em questão, caso não entenda leia os versos anteriores e posteriores para compreender o contexto imediato. Se as dúvidas persistirem leia o capítulo, ou mesmo o livro em questão! Caso seja necessário leia toda a Bíblia, e lembre-se que Deus lhe guiará a toda a verdade!

Seguindo esses simples passos teremos uma leitura capaz de transformar nossa vida e a vida daqueles a quem amamos!

Outras sugestões:

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:18 e 19.

Ivan Saraiva, orador da Voz da Profecia e Está Escrito



Nenhum comentário:

Postar um comentário